5 de outubro de 2005

Ele não criou fantoches

Acho que estou um pouco irritada com essa história das pessoas acharem que são fantoches do criador ou até mesmo vitimas dele, noção que ficou um pouco mais difundida com a teologia da prosperidade. Quando algo não dá certo, ou foi Deus ou foi o diabo, acho que seria mais coerente que as nossas ações e suas possíveis conseqüências fossem atribuídas a nós mesmos, emfim temos um encéfalo que a teoria da evolução diz que se desenvolveu e nos deu capacidade de pensar e produzir cultura. Acredito que foi Deus quem permitiu a evolução, e que nos deu um encéfalo quando nos criou, e com ele a capacidade de pensar, agir e escolher.
Não existe nada além de você mesmo raciocinando por você, decidindo por você. Você pode até me dizer que sua fé decide por você, mas foi preciso que você aprendesse a sua fé, a sua filosofia de vida e aplicasse por vontade própria a sua vida. Sou cristã e me lembro bem de Jesus falando "Eis que estou a porta e bato se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta eu entrarei, cearei com ele e ele comigo". As palavras se você abrir , se você deixar, se você quiser, me soam muito doces e respeitadoras, então, eu um dia disse a Deus: eu abro, eu quero, eu deixo, e de um tempo para cá eu procuro conduzir a minha vida conforme a vontade do meu mestre, nem sempre dou conta, mas tento e é por vontade própria, ninguém me obriga a isso , nem mesmo ele.
Agora, se eu comprei mais do que eu ganho, Deus não é culpado de eu não ter dinheiro para pagar todas as contas no final do mês, se a adolescente engravidou, Deus não é culpado dela não ter usado preservativo e até mesmo de ter tido uma relação sexual antes da hora, se eu não refreei a minha língua do mal e falei mal de uma pessoa e a feri, Deus não é culpado da dor que eu infringir ao outro, se a pessoa que eu amo me deixa porque também é livre para escolher, Deus também não é culpado, se a violência aumenta, Deus não é culpado da nossa irresponsabilidade social e dessa cultura de consumo e ideais tolos que produzimos produzirem pessoas cada vez mais doentes e necessitadas, se os políticos corruptos estão no poder, Deus não é culpado das pessoas venderem seus votos por um emprego de quatro anos e balançarem bandeira por dez reais , emfim Deus não é culpado das nossas escolhas ou das escolhas de outras pessoas que por vezes afetam a nossa vida, e nem das nossas más ações. Ele nos deu o que chamamos de liberdade de escolha, livre arbítrio, que nos permite escolher qual caminho vamos seguir e assumir a responsabilidade por suas possíveis conseqüências, como já dizia Spinoza "ele não criou fantoches". Foi uma ingenuidade sem tamanho a de Platão, acreditar que se o homem conhecesse o bem sempre optaria por ele, poderia escrever uma lista infinda do que seria bom, de inumeras pessoas que sabem o que é certo e no entanto optam pelo mal, aliás quase todo mundo faz isso, inclusive eu.
Somos frutos das nossas escolhas, ou como diria alguns, para dizer que não existe livre arbítrio, somos frutos da nossa história, mas acredito eu que a nossa história é feita das nossas escolhas, e eu tenho a capacidade de interferir e mudar a minha história quantas vezes eu achar necessário.
Veja o que pessoas importantes disseram:
Skinner " faça o melhor a partir daquilo que você tem"
Nietszche "Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse."
Apostolo Paulo " Tudo aquilo que o homem plantar isso também ceifará"
Newton " toda ação produz uma reação, de igual valor e mesma intensidade."
E assim vai, e vemos isso todo dia nas nossas vidas. O problema está em que temos a necessidade de transferir a culpa dos nossos erros a outros, e para nós cristãos, se torna mais fácil que esse outro ou seja Deus ou seja o diabo.

4 comentários:

Helen Carolina disse...

obs: Quando digo que a responsabilidade das nossas ações tem que ser atribuida a nos mesmos , eu não estou dizendo que Deus não age na vida das pessoas, age sim e confio plenamente na providência e no amor do criador. só para não ficar duvidas.

Anônimo disse...

depois leio o texto, mais grande q eu imaginava asuhdaiuhsda
bjux


http://eucorro.weblogger.terra.com.br/
http://www.galeradavisao.blogger.com.br/

Anônimo disse...

Excelente texto.Concordo plenamente contigo!Somos realmente frutos de nossas escolhas, e concordo com que vc citou a respeito de Newton, temos que esperar sempre reações após ações cometidas.
Bjs!!

Anônimo disse...

Concordo, mas antes de culpar a Deus as pessoas deveriam primeiro descobrir aonde errou e saber q se Deus permitiu q isso acontece-se com vc foi pq ele vê q é o melhor para vc, vc pode até nao perceber isso de imediato mas depois vc verá tudo vai melhorá, basta vc seguir a Deus, obedece-lo e perceber q foi vc qem errou.