8 de setembro de 2005

Paz



O mundo não conhece a paz que procura

Paz, serenidade de espírito, boa harmonia, sossego, conciliação, concórdia, união silêncio. Palavra dita, ansiada e desejada nos dias de hoje, tão usada quando falamos que um país está em guerra e tanta violência que nos cerca o tempo todo. Estamos acostumados a ver todos os dias nos jornais, noticias sobre a briga milenar no oriente médio, crianças que portam armas e são preparadas para dar suas vidas em prol da falta de paz de um povo que julgam desde cedo serem seus inimigos, é claro e óbvio o fato da cultura estar moldando os sentimentos. Não precisamos ir tão longe , a cada dia que passa o índice de violência cometido por e contra crianças e adolescentes aumentam gradativamente, roubos, furtos , vingança, violência, violência e seu ciclo sem fim.

Aquilo que não nos atemos como violência e que é violência, fruto dessa vida corrida onde não se tem tempo de aquietar a mente e refletir sobre o verdaeiro sentido da vida, mil e-mails para ler, para mandar, contas a pagar, a televisão tomando conta dos momentos que a familia precisava para ter comunhão, brincar, sorrir , consolar um amigo , coisas que cairam de moda para a nossa geração internet, e que sua falta estão sendo constantemente projetadas em nossos atos de violência. O chefe descarrega o seu estress no funcionário que por sua vez descarrega nos seus filhos, que por sua vez descontam nos seus professores, que por sua vez descontam nos seus alunos e uma eterna cadeia de violência gerando sentimentos e ações e constante transferência. A violência, seja ela fisica ou verbal sempre promove feridas profundas nas emoções e costuma ter um ciclo vicioso e sem fim.

A marca do momento é que a paz prevaleça no mundo, e as mesmas pessoas que buscam e anseiam por essa paz, e que fazem essas propagandas que são dignas de elogio, são as mesmas que costumam dizer sim a violência, eu e você, simples pessoas comuns, que muitas vezes quando agredidos , agredimos também, porque queremos ter razão e não paz.

O mundo não conhece a paz que busca pelo simples fato das pessoas não terem paz dentro de si para oferecer, e essa precisa ser encontrada para então o mundo poder ter paz de verdade.

Aquiete o espirito e reflita qual o verdadeiro significado da vida, se encontre e busque a paz dentro de si mesmo para então oferecê-la ao mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com vc amiga, em gênero, número e grau!
Bejios!

Anônimo disse...

Helen, desculpa por não estar passando por aqui... Fim de semestre vc sabe como é, acho que só li dois textos seus... prometo passar aqui com mais calma, nas férias... BEIJOS...