10 de junho de 2006

Educação sentimental - especial dia dos namorados

Shrek e a vida real.
Esses dias em meio a alguns devaneios me coloquei a pensar sobre esse belo casal que descobriu o amor em meio aos aparentes defeitos.
Fiona uma *princesa* que presa em um castelo esperava ser salva por um príncipe de cavalo branco, olhos azul e corajoso, e depois eles viveriam felizes para sempre.
Shrek, um ogro que só queria ter paz em seu pântano, mas de – repente vê-lo invadido por personagens de desenho animado, e para ter seu pântano e sua paz de volta ele vai ter que resgatar a *princesa* para o suposto príncipe corajoso.
Princesa salva, dragão vencido e o caminho de volta. Onde nasce o amor real, com pessoas mais reais ainda. A princesa fica triste porque ao invés de um príncipe veio um ogro, só que a mesma também não é completamente uma princesa, ela também é uma ogra, e ele também não e completamente ogro.
Shrek é o típico macho, difícil de lhe dar, às vezes impaciente, porém sensível , ama a fiona de verdade, e tudo o que deseja é ser amado como é. Em suas conversas com o cupido burro ele diz “mas ela não gosta de min como eu sou”. E a princesa, a típica garotinha bem arrumada durante o dia, com imagem de boa mocinha delicada, e uma solitária ogra à noite esperando ser amada, e não adianta cem escovadas antes de dormir.
A idéia do príncipe e da princesa é construída no imaginário das crianças desde bem cedo. Não fico surpresa que as mulheres sempre esperam mudar seus parceiros e eles sempre esperam que elas não mudem nunca. É assim com a bela e a fera, aquela fera é transformada em um belo e perfeito príncipe, pela ação do amor que sente pela princesa, e ela é eternamente a boa moça , chegou boa moça ao castelo, transformou a fera em príncipe e permaneceu perfeita. Não são assim com os sapos, que após serem beijados viram príncipes perfeitos. Os contos não mostram os defeitos da princesa, só os do príncipe e quando mostram. Assim eles esperam que as mulheres nunca mudem, que sejam sempre dóceis, amáveis, boas esposas, e elas acreditam que vão mudá-los. Depois de alguns anos e tentativas frustradas é melhor entrar com a papelada do divorcio.
O autor de Shrek em uma tacada de mestre, faz uma sátira dessas histórias e traz para as crianças e adultos o que acontece de verdade, nada de príncipes e princesas , o amor é possível , mas entre pessoas de verdade, a moça não é bela o tempo inteiro e ele nem sempre tem olhos azuis , mas isso não impede que eles vivam esse belo sentimento que damos o nome de amor.
Enquanto meu ogro não vem, essa é minha homenagem aos apaixonados, que vocês consigam se amar e viver a plenitude desse sentimento levando em consideração as limitações e diferenças de cada um, respeitando o espaço um do outro e se moldando dia a dia por esse sentimento, capaz de mudar sim uma pessoa, mas não de fazer com que ela deixe de ser humana.
Ah, e agora chega , viva o amor.

10 comentários:

Anônimo disse...

Me sinto exatamente como o srhek =(

Anônimo disse...

Nunca havia parado para pensar nisso...perfeito.
O Shrek é mt humano!
Mas poxa...eu sonhava tanto em ter uma princesa só para mim....será que vou arrumar uma Fiona por aí !? rs
Beijos gatinha !

Anônimo disse...

sim, viva o amor!!!! um abraço, Aline

Pathy disse...

Oi Helen!!
Prometo que o dia que eu ficar expert em blogs eu vou criar um só pra vc, com as cores e a cara que vc quiser!!! rsrsrsrs
Mas quer saber: esse modelo ficou interessante!!
Bjinho.

Anônimo disse...

Helen, está havendo algum engano: não enviei convite do Orkut. Eu não estou no Orkut. Fiquei curiosa: pq vc pensou q fui eu? O nome é o mesmo? bjs, Aline

Helen Carolina disse...

ah, foi um engano , eu já descobri quem foi. Uma amiga q não tinha contato há um bom tempo com o mesmo nome. pensei ter sido vc pq "virtualmente" vc é a Aline mais próxima e como não tive acesso ao orkut, só apareceu o nome na minha caixa de e-mail. bju grande

Anônimo disse...

E viva o Amor, to na area de volta, mesmo q não visite os blogs como antigamente, vou tentar postar de vez em qdo,, bjos

Anônimo disse...

não querendo ser lá mto chato, mas eu descobri que ob.m. não tem mais um blog como diz na coluna da esquerda de seu blog.. :'( ou :D

Anônimo disse...

Tá aí um dia que passa batido pra mim!!!

Helen Carolina disse...

Agora observando o texto vejo q eu terminei de uma forma bem clichê, mas tudo bem , já q todos os clichês são verdade, rsrs. Rnt, é uma pena q o B.M tenha acabado com o blog, como ele mesmo diz "morreu", acho q esse link ficou ai p/ min como uma forma de vivenciar o luto pela morte do blog dele, sabe qd se perde algo bom e a gente fica guardando as lembranças(vai ver foi isso). Outro q é uma grande pena que não esteja escrevendo é o Jhon , do mero cristianismo. Enfim , espaços q valiam a pena serem visitados. Qd eu tiver um tempinho vou atualizar ali do lado , mas sinceramente me dá um aperto toda vez que penso em tirar esses links dali. Que bom q vc voltou a escrever. bjão